Go to Main Content

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da TECNISA, dentre outras atribuições, é responsável pelo estabelecimento de suas políticas comerciais gerais, por eleger os seus diretores e fiscalizar a gestão destes, bem como é responsável pela escolha e destituição dos auditores independentes da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve ser eleito pelos titulares das ações ordinárias da Companhia reunidos em Assembleia Geral. De acordo com a mesma lei, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais ele tenha um conflito de interesses com o da TECNISA.

Os conselheiros terão mandato unificado de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os acionistas de companhias abertas que detiverem em conjunto ações ordinárias representativas de, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social da TECNISA durante um período de, no mínimo, três meses, têm o direito de eleger em uma votação separada um membro do Conselho de Administração da Companhia.

O Conselho de Administração reúne-se ordinariamente 4 (quatro) vezes por ano, pelo menos 1 (uma) vez a cada trimestre, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho de Administração ou pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião.

De acordo com o Estatuto Social da TECNISA, o Conselho de Administração será composto de, no mínimo 5 (cinco) e, no máximo, 7 (sete)membros, sendo que, destes, ao menos 20% (vinte por cento) deverão ser membros independentes, conforme definição do §2º o art. 16 do Estatuto Social da TECNISA. Além disso, o presidente do Conselho de Administração não poderá também ocupar o cargo de Diretor Presidente da Companhia.

Atualmente, o Conselho de Administração da TECNISA é composto por 7 (sete) membros, com mandato unificado de dois anos e com direito à reeleição. O Estatuto Social da Companhia não determina idade para aposentadoria compulsória dos seus conselheiros.

Por fim, ressalta-se que o Estatuto da Companhia permite que o Conselho de Administração crie comitês com objetivos definidos para auxiliá-lo.

A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros do Conselho de Administração da TECNISA acompanhada de uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais conselheiros:

Nome Cargo Eleição Mandato
O Sr. Meyer é acionista controlador e membro do Conselho de Administração da Companhia com presença no Conselho desde julho de 2006, tendo atuado como Diretor Presidente de janeiro de 2010 a setembro de 2017. Em 1977, o Sr. Meyer fundou a TECNISA Engenharia e Comércio Ltda., empresa atuante no setor de engenharia e construção civil. O Sr. Meyer é graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O Sr. Meyer nunca ocupou cargos de administração em outras companhias abertas. O Sr. Meyer participa atualmente do Conselho Deliberativo da Chevra Kadisha (associação responsável pela administração dos cemitérios israelitas de São Paulo), da Unibes Cultural (organização do terceiro setor com foco em ajudar pessoas em vulnerabilidade social), do Hospital Israelita Albert Einstein (sociedade beneficente do setor da saúde); do Conselho Consultivo Eleito do Secovi (sindicato do setor da habitação); além de ser Presidente do Conselho de Administração do Espaço K (organização do terceiro setor com foco na comunidade jovem judaica).
Symphony Consultoria e Participações Ltda. (empresa de consultoria a negócios familiares no tocante a governança, sucessão, planejamento financeiro e escritório de família). Neste escopo de atuação estruturou e foi CEO do escritório familiar Península Participações S.A. Com mais de 30 anos de experiência em mercado de capitais e investimentos, atuou em operações de fusões e aquisições de empresas, processos de privatização, administração de carteiras e de fundos de investimentos. Foi membro do conselho de administração do Banco Financeiro e Industrial S.A. - SUDAMERIS (companhia aberta do setor financeiro), da Digitel S.A. Indústria Eletrônica (empresa do setor de informática), da ADEVAL - Associação Nacional das Distribuidoras de Valores Mobiliários (associação do setor de serviços financeiros) e da ABVCAP - Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital. Foi CEO da Sul América Investimentos S.A. (companhia aberta do setor de seguros), de setembro de 1996 a junho de 1997 e CEO da ING Investment Management Ltda. (braço de administração de recursos do grupo holandês ING) entre 1997 e 2002. O Sr. Ricardo foi ainda CFO da Optiglobe do Brasil Ltda. - TIVIT (empresa de terceirização de tecnologia do Grupo Votorantim) em 2004; membro do Conselho de Administração da Ecom Energia Ltda. (empresa do setor de comercialização de energia) entre maio de 2004 e abril de 2008. O Sr. Ricardo é graduado em Economia pela Faculdade São Luiz, com Master in Business Administration - MBA em Administração de Empresas e Negócios Internacionais pela New York Univesity. O Sr. Ricardo é conselheiro de administração certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e pelo FFI - Family Firm Institute de Boston, EUA.
O Sr. Andriei é membro do Conselho de Administração da Companhia desde abril de 2017. Fora do grupo econômico da Companhia, é professor, pesquisador e consultor na área de gestão e manutenção de infraestrutura, análise de projetos de investimentos e finanças corporativas; e professor do programa de pós-graduação FGV Management, atuando na área de Finanças e Métodos Quantitativos nos programas MBA em todo o Brasil. De 2010 a 2015, foi conselheiro de administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. - CELESC (companhia aberta do setor de energia) e, em 2017, foi conselheiro de administração suplente da AES Eletropaulo (companhia aberta do setor de energia), onde integrou o comitê de remuneração e pessoas. O Sr. Andriei é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, tem experiência nas áreas de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. Também é professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e ganhador do Prêmio Mérito Docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos, nos anos 2009, 2010, 2013 e 2014. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e exterior.
O Sr. Daniel é membro do Conselho de Administração da Companhia desde janeiro de 2020. Fora do grupo econômico da Companhia, foi, de 1995 a 2000, CFO da Brazil Realty, joint venture entre Cyrela e IRSA, representante dos investimentos de George Soros no setor imobiliário latino americano. De 2001 a 2010 foi CEO da Tishman Speyer no Brasil, e membro de seu Comitê Global de Investimentos. Entre 2012 e 2014, o Sr. Daniel ocupou os cargos de Diretor Presidente e "Managing Partner" da Related Brasil Administração e Participações Ltda., sociedade brasileira integrante do The Related Group e Related Companies e que atua no setor de incorporação imobiliária. Desde 2014 até a presente data, passou a atuar como consultor da Related Brasil Administração e Participações Ltda., tendo mantido sua participação societária nos empreendimentos da empresa - Parque Global e VHouse. Desde 2015 e até a presente data, o Sr. Daniel ocupa o cargo de sócio diretor na Presence Consultoria e Negócios Ltda., empresa do setor de consultoria, estruturação de negócios e participações no setor imobiliário. É sócio majoritário e diretor da CDB Consultoria e Assessoria Ltda., empresa de consultoria e participações. O Sr. Daniel também ocupa o cargo de conselheiro no Conselho Consultivo da área da gestão de produtos imobiliários do BTG desde junho de 2018. Por fim, o Sr. Daniel exerce cargo de diretor na Ambiência Urbana Desenvolvimento Imobiliário S.A., sociedade atuante no setor de consultoria empresarial e mercadológica, desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos, bem como de participações. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. O Sr. Daniel é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
O Sr. Joseph Meyer Nigri atuou como diretor da Companhia desde 2007, tendo ingressado na Tecnisa Engenharia em 2002 e assumido o cargo de Diretor Adjunto de Novos Negócios em junho de 2006. O Sr. Joseph Meyer Nigri é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, tendo cursado em 2012 o programa Owner/President Management (OPM) da Harvard Business School. O Sr. Joseph participa atualmente como Diretor de Relações Comunitárias da Federação Israelita do Estado de São Paulo - FISESP
O Sr. Marcel é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 2020. Fora do grupo econômico da Companhia, o Sr. Marcel é sócio da Comatrix, consultoria especializada em reestruturação organizacional.Foi Vice-Presidente Executivo da CHL Desevolvimento Imobiliário/Grupo PDG (empresa de construção e incorporação imobiliária), Vice-Presidente Executivo Supermercado Zona Sul (empresa do setor de varejo) e Diretor Executivo da H.Stern (empresa do setor joalheiro). Foi conselheiro de administração da Globex (empresa do setor de varejo), conselheiro de administração da Dimed (empresa do setor de distribuição farmacêutica) e conselheiro de administração da Saraiva (empresa do setor livreiro, educação e cultura). O Sr. Marcel é graduado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), com pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-RJ, em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), Mestrado em Finanças pela PUC-RJ, além de cursos de especialização pela Harvard Business School e London Business School. O Sr. Marcel é conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC.
O Sr. Ronaldo é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 2020. Fora do grupo econômico da Companhia, o Sr. Ronaldo é sócio diretor da VKN Investimentos desde 2016, gestora de fundos sediada em Porto Alegre. Foi também sócio fundador da Consenso Investimentos de 2008 a 2016 e atuou como conselheiro da Magnesita Refratários de 2015 a 2018. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. O Sr. Ronaldo é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), tendo pós-graduação em Finanças e Cálculo Atuarial pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). O Sr. Ronaldo não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades.

A.G.O.: Assembleia Geral Ordinária que aprova as contas do exercício do ano de 2021

Diretoria Executiva

Os Diretores da TECNISA são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia, pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração, e por assegurar o cumprimento do Estatuto Social da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria da Companhia deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até o máximo de um terço dos membros do Conselho de Administração poderá ser eleito para o cargo de Diretores

O Estatuto Social da TECNISA dispõe que a Diretoria será composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 13 (treze) Diretores, todos nomeados pelo Conselho de Administração, com a seguinte denominação: Diretor Presidente, Diretor Financeiro, Diretor Vice-Presidente Institucional, Diretor Vice-Presidente de Inovação e Transformação Digital, Diretor de Relação com Investidores, Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Administrativo, Diretor de Novos Negócios, Diretor de Incorporação, Diretor Jurídico e de Compliance, Diretor de Controladoria, e 1 (um) Diretor sem designação específica. Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração com mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento.

Atualmente, a Diretoria da TECNISA é formada por 6 (seis) membros, eleitos, em sua maioria, na reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada em 30 de abril de 2020, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária que aprovar as contas relativas ao exercício social a ser encerrado em 31 de dezembro de 2021, sendo permitida reeleição. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os diretores da Companhia deverão ser residentes no País, mas deles não será exigida a qualidade de acionista.

A tabela abaixo indica o nome, cargo, data de eleição e mandato de cada um dos diretores, e é acompanhada de uma breve descrição biográfica de cada um deles:

Nome Cargo Eleição Mandato
O Sr. Fernando Tadeu Perez é formado em administração de empresas, com MBA pelo INSEAD - - European Institute of Business Administration, tendo exercido cargos de Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen América do Sul e de Diretor Executivo de Recursos Humanos do Conglomerado Itaú, com experiência nacional e internacional em fusões e aquisições, mudanças culturais, gestão de pessoas, relações do trabalho e negociações sindicais. Atualmente é sócio da FPerez - Performance pelas Pessoas, consultoria empresarial focada em alavancar a performance das organizações pela mobilização dos colaboradores e exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2016.
O Sr. Fabio é Diretor Vice-Presidente Institucional da Companhia desde maio de 2020 e Diretor Técnico desde abril de 2021, tendo ocupado anteriormente o cargo de Diretor Técnico de 2003 a 2020. O Sr. Fábio ingressou em 2003 na Tecnisa Engenharia. Fora do grupo econômico da Companhia, entre 1996 e 2003 atuou como coordenador geral da obra do Novo Espaço Natura, em Cajamar, e do Novo Centro de Distribuição Itapecerica; entre 1987 e 1993 atuou como Diretor da Omnia Engenharia e Construções S.A. (empresa do setor de construção industrial), assumindo até 1995 a direção geral de outra empresa do grupo, e entre 1984 e 1987 foi Diretor Técnico da Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo Ltda. (escritório de arquitetura). O Sr. Fabio é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.O Sr. Fábio participa, desde 2011, do Conselho Fiscal do Sinduscon-SP (sindicato do setor de construção). Adicionalmente, é Coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade - CTQ e do Comitê de Meio Ambiente - COMASP do Sinduscon-SP, bem como Presidente da Câmara Ambiental da Construção Civil - CETESB-SP.
O Sr. Alexandre é Diretor de Incorporação da Companhia desde maio de 2020, tendo ocupado anteriormente o cargo de Diretor de Negócios de São Paulo desde abril de 2020, quando regressou a TECNISA. O Sr. Alexandre iniciou sua carreira na TECNISA em 2003, desempenhando atividades, nos 11 primeiros anos em que permaneceu na Companhia, nas áreas de Engenharia, Novos Negócios e Incorporação. De 2014 a 2020, ocupou cargos executivos na Rodobens Negócios Imobiliários S.A., relacionados às áreas de Incorporação, Comercial e Engenharia. O Sr. Alexandre é graduado em Engenharia Civil pelo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com MBA Executivo com ênfase em Construção pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e MBA Executivo com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O Sr. Alexandre não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.
Sr. Flávio ingressou na TECNISA em janeiro de 2017 como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Fora do grupo econômico da Companhia, entre 2011 a 2016 atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Rodobens Negócios Imobiliários SA. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro em bancos nacionais e internacionais, tendo passado pelas áreas de investment banking, corporate banking, research, crédito e fusões e aquisições. Trabalhou no Banco Santander, Unibanco e Finasa. Flávio é graduado em Administração de Empresas pela PUC, Comércio Exterior pelo Mackenzie, possui pos graduação em Finanças pelo IBMEC e MBA pela Universidade de Berkeley na California. O Sr. Flávio não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.
O Sr. José Carlos é Diretor Jurídico e de Compliance da Companhia, tendo assumido a Diretoria de Compliance em maio de 2020 e atuando na Diretoria Jurídica desde abril de 2009. Ingressou na Tecnisa Engenharia em julho de 2005, atuando como Gerente Jurídico. Fora do grupo econômico da Companhia, entre dezembro de 1994 e junho de 2005 atuou como advogado sênior nos departamentos jurídicos das empresas Inpar Incorporações e Participações Ltda. (atual Viver S.A., companhia aberta do setor de construção e incorporação imobiliária) e Galli CGN Construtora e Incorporadora Ltda. (empresa do do setor de construção e incorporação imobiliária). O Sr. José Carlos é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil na Seção de São Paulo (OAB/SP) sob o nº. 106.706, com especialização em Direito Contratual, Societário, Imobiliário e Consumidor. O Sr. José Carlos não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.
O Sr. Renato é Diretor de Novos Negócios da Companhia desde abril de 2020, tendo ocupado anteriormente os cargos de Gerente de Novos Negócios e Gestor do bairro planejado Jardim das Perdizes. O Sr. Renato ingressou na Companhia em 2011, na área de Relação com Investidores, seguido por um job rotation pelas principais áreas da empresa. O Sr. Renato é formado em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper. O Sr. Renato não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.

A.G.O.: Assembleia Geral Ordinária que aprova as contas do exercício do ano de 2021

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário não permanente que atua de forma independente da administração e dos auditores externos da empresa. A principal responsabilidade do Conselho Fiscal é monitorar as atividades da administração e revisar as demonstrações financeiras da Empresa, relatando suas conclusões aos acionistas. Assim, de acordo com o Estatuto Social da TECNISA, o Conselho Fiscal deverá analisar ao menos trimestralmente as demonstrações financeiras da Companhia.

Na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 23 de abril de 2021, os acionistas deliberaram pela instalação do Conselho Fiscal, elegendo 3 (três) membros cujos mandatos deverão se encerrar na data de realização da Assembleia Geral Ordinária que deliberar sobre as contas dos administradores as demonstrações contábeis do exercício social ser encerrado em 31 de dezembro de 2021.

Nome Cargo Data de Eleição Validade do Cargo
O Sr. André é formado em Administração de Empresas pela FGV-SP e em Direito pela Faculdade de Direito São Francisco, com certificação pelo IBGC. O Sr. André é gestor de patrimônio familiar (multi-family office), tendo experiência em administração financeira e controladoria atuando como Diretor em Private Banking e em Gestão Patrimonial Familiar. Desde janeiro de 2019, o Sr. André exerce o cargo de Diretor da Federação Israelita. É também membro do Conselho Fiscal da Companhia Siderúrgica Nacional - CSN (empresa do setor industrial) desde 2018; membro do Conselho de Administração e do Comitê Independente de Partes Relacionadas da Smiles Fidelidade S.A. (empresa do setor de fidelização e benefícios); membro efetivo do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A. (empresa do setor de varejo); e membro suplente do Conselho Fiscal da B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. Exceto pelo disposto acima, o Sr. André não ocupa cargos de administração em outras empresas ou sociedades do terceiro setor. O Sr. André declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer. O Sr. André não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável. O Sr. André está devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.
A Sra. Susana é bacharel em ciências econômicas pela FEA-USP (1979), e tem especialização em administração financeira pela PUC/SP (1980), MBA em finanças pelo IBMEC/SP (1999) e certificação como conselheira de administração e fiscal pelo IBGC. A Sra. Susana também é mediadora certificada pela FGV Direito/SP (2017). Atualmente, é conselheira de administração independente e coordenadora do Comitê de Auditoria na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB (desde 2018), conselheira de administração independente em Furnas - Centrais Elétricas S.A. (desde 2018), conselheira fiscal no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM (desde 2019) e membro do conselho de administração do CONSEA - Conselho de Estudos Avançados da FIESP (desde 2020). Adicionalmente, a Sra. Susana atuou nas seguintes principais entidades: CSU Cardsystem S.A., como conselheira de administração (2014 a 2016) e conselheira fiscal (2013 a 2014); BRF S.A., como membro do Comitê de Auditoria, ( 2012 a 2015) e como conselheira fiscal (2012 a 2015); Companhia Siderúrgica Nacional S.A., como conselheira fiscal, (2018 a 2019); Kepler-Weber S.A., como conselheira fiscal ( 2016 a 2017); JSL S.A. como conselheira fiscal (2012 a) 2015; Paranapanema S.A. como conselheira fiscal (2014 a 2016); Movida S.A. como conselheira fiscal (2016 a2017); Petrobrás S.A. como conselheira fiscal suplente (2018 a 2019), CPFL Energia, como conselheira de administração, membro de diversos comitês de assessoramento ao conselho de administração e como conselheira fiscal (anos alternados entre os dois órgãos, de 2003 a 2012), conselheira de administração na Fras-le, (2011 a 2012), dentre outras companhias listadas na B3 em que atuou como conselheira fiscal e conselheira de administração. A Sra. Susana é sócia da HJN Consultoria e Assessoria Ltda. (sociedade com atuação no setor de consultoria e treinamento de governança corporativa e assessoria financeira e planejamento voltados para empresas familiares e profissionais liberais e investidores) desde 2000. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. Exceto pelo disposto acima, a Sra. Susana não ocupa cargos de administração em outras empresas ou sociedades do terceiro setor. A Sra. Susana declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer. A Sra. Susana não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável. A Sra. Susana está devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais.
A Sra. Magali possui licenciatura em Letras, sendo pós-graduada em Análise Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1999) e tendo MBA em Gestão Empresarial pelo IBMEC (2012). A Sra. Magali é conselheira certificada pelo IBGC (2015), tendo ainda cursado o "Executive Program Strategy & Organization" em Stanford (EUA) (2015), o Programa de Mentoria para Conselheiras (IFC/WCD/IBGC) (2018) e o Master em Nova Economia e Governança - Go New (2021). Dentre outras funções, a Sra. Magali atuou como Finance Business Partner da sociedade holding das Organizações Globo (empresa do setor de comunicações) de 1997 a 2001; Diretora de Finanças e Operações e Controller da Elsevier (empresa do ramo editorial) entre 2002 e 2007; Diretora de Finanças & RH da BENQ Siemens Mobile (empresa de tecnologia) entre 2007 e 2008; Diretora Financeira da SantaCruz Distribuidora de Medicamentos (empresa do setor de medicamentos) entre 2008 e 2012; Diretora Executiva de Compras e Logística e membro suplente do Conselho de Administração da Claro (empresa do setor de telecomunicações) entre 2012 e 2013; Diretora de Finanças Global da Contax (atual LIQ) (empresa de terceirização de processos de negócios) entre 2013 e 2015; Diretora Financeira Interim da Localfrio (empresa de transporte e logística de containeres) entre 2016 e 2017; Vice-Presidente de Finanças e Administração do Grupo Bandeirantes de Comunicação (empresa do setor de comunicações) entre 2017 e 2019; e membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF (entidade de representação de executivos e empresários) entre março de 2019 e fevereiro de 2021. Atualmente, a Sra. Magali é: Diretora Executiva de Finanças da Associação Beneficência Portuguesa de São Paulo (associação atuante no setor de saúde) desde 2019; membro do Conselho de Administração independente de Furnas Centrais Elétricas (empresa do setor de energia) desde novembro de 2018; e conselheira fiscal suplente do MAM - Museu de Arte Moderna desde agosto de 2020. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. Exceto pelo disposto acima, a Sra. Magali não ocupa cargos de administração em outras empresas ou sociedades do terceiro setor. A Sra. Magali declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer. A Sra. Magali não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável. A Sra. Magali está devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais.
A Sra. Ivanyra é formada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), e tem MBA com ênfase em finanças e planejamento estratégico pela The Wharton School/EUA (1998), e certificação como conselheira fiscal e conselheira de administração pelo IBGC desde 2016. A Sra. Ivanyra atualmente atua como conselheira fiscal independente da Statkraft Energias Renováveis S.A. (companhia com atuação no setor de energia) (desde janeiro de 2021), conselheira fiscal externa do Branco Bradesco S.A. (desde março de 2019), presidente do conselho fiscal da Brasiliana Participações S.A. (companhia aberta com atuação no setor de energia) (desde abril de 2019) e membro do comitê de finanças, auditoria e risco do Grupo Baumgart (atuação no setor industrial, de serviços e agronegócios) (desde outubro de 2019). A Sra. Ivanyra já atuou nas seguintes principais entidades: SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados como conselheira de administração independente, entre junho 2018 e fevereiro de 2020; Zurich Resseguradora, como conselheira de administração entre junho de 2014 e dezembro de 2014; BBM Logística, como diretora estatutária entre agosto 2017 e janeiro de 2018; FNAC, como diretoria administrativa e financeira, entre março de 2017 e julho de 2017; Zurich Seguros, como diretora estatutária administrativa e financeira entre março de 2014 e junho 2015; Penske Logistics, como diretora estatutária administrativa e financeira América do Sul e Ásia, entre março de 2008 e dezembro de 2013. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. Exceto pelo disposto acima, a Sra. Ivanyra não ocupa cargos de administração em outras empresas ou sociedades do terceiro setor. A Sra. Ivanyra declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer. A Sra. Ivanyra não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável. A Sra. Ivanyra está devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais.
A Sra. Sandra é bacharel direito com especialização em direito das relações de consumo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (1998), mestre em direito das relações de consumo e ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC-SP (2005), e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2018). A Sra. Sandra tem especialização em liderança pela Fundação Dom Cabral (2018) e certificação como conselheira de administração pelo IBGC (2019). Adicionalmente, a Sra. Sandra atuou como Diretora Jurídica do Grupo Pão de Açúcar - GPA (2012-2014), como Diretora Geral Jurídico e Legalização no Carrefour (2014-2018), como Diretora Jurídica, de Conformidade e Assuntos Corporativos (General Counsel, Compliance and Corporate Affairs Director) no Grupo Lala Brasil (atuante no ramo de laticínios) (2018-2019), como conselheira na Viva Lacteos (2018-2019), como Vice-Presidente do Conselho Diretor da ABIA - Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (2018-2019). Atualmente, Sra. Sandra ocupa as seguintes posições na Via Varejo S.A.: Diretora Jurídica, GRC (Gestão de Riscos e Compliance) e Relações Governamentais (desde julho/2019); Conselheira da Fundação Via Varejo (desde setembro/2019); Diretora de Proteção de Dados (Data Protection Officer) (desde novembro/2020). As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. Exceto pelo disposto acima, a Sra. Sandra não ocupa cargos de administração em outras empresas ou sociedades do terceiro setor. A Sra. Sandra declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer. A Sra. Sandra não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável. A Sra. Sandra está devidamente habilitada para a prática de suas atividades profissionais.
O Sr. Olavo iniciou sua carreira na Arthur Andersen nas áreas de auditoria e consultoria. O Sr. Olavo tem experiência profissional na gestão de empresas de serviços, indústria e varejo, tendo trabalhado no Carrefour, Pepsi-Cola Engarrafadora, Alcoa Brasil, como Diretor. Na Alcoa Argentina, Grupo Siciliano e Grupo Papaiz, atuou como Diretor Presidente (CEO). Como membro do Conselho de Administração, atuou na Renova Energia S.A., companhia aberta que atua no setor de produção de energia renovável, em especial a energia eólica. Como conselheiro fiscal, atuou na Duke Energy International, Geração Paranapanema S.A., companhia que atua no setor de geração hidrelétrica e comercialização de energia, Alphaville Urbanismo S.A., companhia que atua no setor de incorporação de lotes urbanos, e membro suplente do Conselho Fiscal da São Carlos Empreendimentos e Participações S.A., sociedade de gestão patrimonial de imóveis comerciais. Nos últimos 5 anos, o Sr. Olavo atuou como: (i) membro do Conselho Fiscal da Gafisa S.A. (2010-19) e da Construtora Tenda S.A. (2010-17), companhias abertas que atuam no setor de construção e incorporação de empreendimentos imobiliários; (ii) membro do Conselho Fiscal das Usinas Paulista Lavrinhas e Paulista Queluz de Energia S.A., companhias de capital fechado, que atuam no setor de geração hidrelétrica e comercialização de energia - PCHs (2015-16). Atualmente, o Sr. Olavo ocupa as seguintes posições: (a) membro do Conselho de Administração da Saraiva S.A. Livreiros Editores, rede nacional de livrarias (2019-23), (b) membro do Conselho Fiscal da Renova Energia S.A., companhia aberta que atua no setor de produção de energia renovável, em especial a energia eólica (2017-21); (c) membro suplente do Conselho Fiscal Notre Dame Intermédica S.A., companhia aberta de assistência à saúde, que opera planos de saúde; planos odontológicos e planos de saúde ocupacional (2020-21); (d) Presidente do Conselho Fiscal da Via Varejo S.A., empresa de varejo de eletroeletrônicos e móveis do Brasil (2020-21); (e) membro do Conselho Consultivo de Empresa Familiar (2018-2021); (f) Sócio-Diretor da OREA Consultoria Empresarial, sociedade que atua no setor de consultoria em gestão de negócios e governança corporativa; e (g) Curador da Fundação São Isidro, fundação sem fins lucrativos. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. Exceto pelo disposto acima, o Sr. Olavo não ocupa cargos de administração em outras empresas ou sociedades do terceiro setor. O Sr. Olavo declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer. A Sra. Olavo não é considerado uma pessoa politicamente exposta, conforme definido na regulamentação aplicável. O Sr. Olavo está devidamente habilitado para a prática de suas atividades profissionais.

A.G.O.: Assembleia Geral Ordinária que examinará as demonstrações financeiras para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2021.

Última Atualização em 14 de Setembro de 2021