tecnisa

Relações com Investidores

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da TECNISA é responsável pelo estabelecimento das suas políticas estratégicas gerais e, dentre outras atribuições, é responsável pelo estabelecimento de suas políticas comerciais gerais, por eleger os seus diretores e fiscalizar a gestão dos mesmos, bem como também é responsável pela escolha e destituição dos auditores independentes da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve deter, no mínimo, uma ação ordinária de emissão da Companhia, podendo residir no Brasil ou no exterior e devendo ser eleito pelos titulares das ações ordinárias da Companhia reunidos em Assembléia Geral. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembléia, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais ele tenha um conflito de interesses com o da TECNISA.

Os conselheiros terão mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento. Os conselheiros deverão, ainda, subscrever, previamente à sua investidura no cargo, o termo de anuência dos administradores, previsto no Regulamento do Novo Mercado. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os acionistas de companhias abertas que detiverem em conjunto ações ordinárias representativas de, no mínimo, 15% do capital social da TECNISA durante um período de, no mínimo, três meses, têm o direito de eleger um membro do Conselho de Administração da Companhia.

O Conselho de Administração reúne-se ordinariamente quatro vezes por ano, pelo menos uma vez a cada trimestre, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho de Administração ou pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião.

De acordo com o Estatuto Social da TECNISA, o Conselho de Administração será composto de, no mínimo cinco e, no máximo, sete membros. Atualmente, o Conselho de Administração é composto por cinco membros, com mandato unificado de dois anos e com direito à reeleição. O Estatuto Social da Companhia não determina idade para aposentadoria compulsória dos seus conselheiros.

Cabe ressaltar que o Regulamento do Novo Mercado sofreu recentemente algumas alterações que passaram a vigorar a partir de 6 de fevereiro de 2006, dentre essas, destaca-se a disposição que estabelece que pelo menos 20% dos membros do Conselho de Administração sejam Conselheiros Independentes.

A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros do Conselho de Administração da TECNISA, e é acompanhada de uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais conselheiros:

Nome Cargo Eleição Mandato
Ricardo Barbosa Leonardos Presidente do C.A e membro independente do C.A. 08/11/2016 Até a AGO de 2017
Meyer Joseph Nigri Vice Presidente do C.A. 08/11/2016 Até a AGO de 2017
Efraim Schmuel Horn Membro do C.A. 08/11/2016 Até a AGO de 2017
Andriei José Beber Membro Independente do C.A. 26/04/2017 Até a AGO de 2017
Fernando Tadeu Perez Membro Independente do C.A. (minoritários) 08/11/2016 Até a AGO de 2017
Eduardo Luiz Wurzmann Membro Independente do C.A. (minoritários) 08/11/2016 Até a AGO de 2017

AGO: Assembleia Geral Ordinária que aprova as contas do exercício do ano de 2017

Ricardo Barbosa Leonardos. O Sr. Ricardo é o atual Presidente do Conselho de Administração da Companhia e participa do Conselho desde julho de 2006. Ele foi sócio da Brasilpar Serviços Financeiros Ltda. (empresa do ramo de administração de recursos e consultoria financeira) de 1984 a 1996. Desde março de 2003, é sócio da Symphony Consultoria e Participações Ltda. (empresa de consultoria a empresas familiares e alocação de patrimônio). Foi membro do conselho de administração do Banco Financeiro e Industrial S.A. - SUDAMERIS (companhia de capital aberto), da Medidata Informática S.A., da Digitel S.A. Indústria Eletrônica, da ADEVAL - Associação Nacional das Distribuidoras de Valores Mobiliários e da ABVCAP - Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital. Participa atualmente do Conselho de Administração da Sociedade Hospital Samaritano (empresa do setor da saúde) desde março de 2003. Foi Diretor Presidente da Sul América Investimentos Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (instituição financeira), de setembro de 1996 a junho de 1997 e da ING Investment Management Ltda. (instituição financeira) entre 1997 e 2002. O Sr. Ricardo foi ainda Diretor Financeiro da Optiglobe do Brasil Ltda. - TIVIT (empresa de terceirização de tecnologia do Grupo Votorantim) em 2004; membro do Conselho de Administração da Ecom Energia Ltda. (empresa do setor de comercialização de energia) entre maio de 2004 e abril de 2008. O SrRicardo é economista graduado pela Faculdade São Luiz e possui Master in Business Administration pela New York University - Leonard Stern School of Business - em administração de empresas e negócios internacionais. É conselheiro certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e consultor certificado pelo FFI - Family Firm Institute de Boston, EUA.

Meyer Joseph Nigri. O Sr. Meyer é acionista controlador indireto e o atual Vice Presidente do Conselho de Administração da Companhia com presença no Conselho desde julho de 2006 como Presidente e atua como Diretor Presidente desde janeiro de 2010. Em 1977, o Sr. Meyer fundou a TECNISA Engenharia e Comércio Ltda., empresa atuante no setor de engenharia e construção civil. O Sr. Meyer é graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. O Sr. Meyer nunca ocupou cargos de administração em outras companhias abertas.

Andriei José Beber. O Sr. Andriei é especialista e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança. É Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor e pesquisador. Atualmente, integra o corpo docente da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), onde coordenou a pós-graduação. Pesquisador e coordenador do CEMIC (Centro de Estudos de Manutenção da Infraestrutura Civil), atua em consultorias nas áreas de investimentos, gestão e manutenção de infraestrutura. Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC, tem experiência nas áreas de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. Também é professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e ganhador do Prêmio Mérito Docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos, nos anos 2009, 2010, 2013 e 2014. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e exterior.

Fernando Tadeu Perez. O Sr. Fernando é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 2016. Desde 2012, é sócio da FPerez - Performance pelas Pessoas, consultoria empresarial focada em alavancar a performance das organizações pela mobilização dos colaboradores, alinhando o capital humano com as estratégias de negócios, tendo sempre em mente sua sustentabilidade. Foi Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen América do Sul (empresa do setor automotivo) por 8 anos e Diretor Executivo de RH do Conglomerado Itaú (companhia aberta do setor financeiro) por 7 anos, com experiência nacional e internacional em fusões e aquisições, mudanças culturais, gestão de pessoas, relações do trabalho e negociações sindicais. O Sr. Fernando é formado em Administração de Empresas com MBA pelo INSEAD - European Institute of Business Administration.

Eduardo Luiz Wurzman. O Sr. Eduardo é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 2016. Entre 2000 e 2011 foi sócio e CEO do Grupo Ibmec Educacional, um dos maiores grupos educacionais do Brasil, como foco na área de economia e negócios. Entre 2011 e 2014 foi sócio e Diretor Geral da H&R Block Brasil, líder mundial em preparação de declaração de imposto de renda para pessoas físicas, com mais de 26 milhões de clientes pelo mundo. Além disso, o Sr. Eduardo foi também Conselheiro de Administração do Grupo Positivo Educação (empresa do setor de educação) entre 2010 e 2014. Atualmente, é sócio da Dali Empreendimentos (consultoria com foco no setor educacional). O Sr. Eduardo se graduou em Economia pela Universidade de São Paulo - USP, com MBA em Finanças pela University of Illinois (Urban-Champaign) e Fellow do Henry Crown Program do Aspen Institute desde 2005.

Efraim Schmuel Horn. O Sr. Efraim é membro do Conselho de Administração da Companhia desde novembro de 2016. Desde 2004 na Cyrela Brazil Realty, atou nas áreas de Terrenos, Financeiro e esteve a frente das atividades de expansão da companhia para o Norte e o Nordeste. Atualmente, o executivo é co-presidente da Cyrela responsável pelas unidades de negócio de São Paulo, Norte e Nordeste bem como desenvolvimento urbano e terrenos. O Sr. Efraim se graduou em Administração e Filosofia pela Talmudic University of Florida (TUF), com MBA pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). O Sr. Efraim participa atualmente da administração da Cyrela Brasil Realty S.A. (desde 2004, companhia aberta do setor de construção e incorporação). O Sr. Efraim declarou que, durante os últimos 5 (cinco) anos: (a) não sofreu qualquer condenação criminal; (b) não sofreu qualquer condenação em processo administrativo da Comissão de Valores Mobiliários e/ou qualquer outra pena aplicada pelo referido órgão; (c) não sofreu qualquer condenação transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de uma atividade comercial qualquer.


Fale com RI

Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 3.477, Bloco B, 5º Andar

CEP: 01452-000

Telefone: +55 11 3708-1162

Email: ri@tecnisa.com.br

© Copyright Tecnisa.
2017 Todos os direitos reservados.