tecnisa

Relações com Investidores

HISTÓRICO

Em 24 de agosto de 1977 a Companhia iniciou suas atividades de engenharia e construção por meio da Tecnisa Engenharia. Na década de 1980, quando a Tecnisa iniciava o seu quarto empreendimento, a Companhia criou um programa visando a redução do desperdício em obras, o que se acredita ter reduzido seus custos em relação à média do mercado. No período que compreende os anos de 1987 a 1990 a Tecnisa experimentou diferentes períodos de alta inflação e de forte inadimplência dos mutuários, de queda no valor dos aluguéis e de alta do preço das matérias-primas. Nesse mesmo período, muitas empresas do setor imobiliário segmentaram seus produtos, ofertando ao mercado não apenas imóveis residenciais, mas também flats, apartamentos de quatro dormitórios e edifícios comerciais.

Entre os anos de 1990 e 1994, a Companhia apresentou ao mercado o conceito do "grand space", em que edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior do que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a idéia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado.

Nos anos de 1995 a 1999 o setor da construção civil sofreu um novo choque causado pela quebra de algumas empresas, o que fez com que a Tecnisa investisse em sua própria imagem. Parcerias com grandes incorporadoras foram firmadas, investimentos nas condições de trabalho do operário de obra foram feitos e as suas obras e serviços ganharam nova roupagem. A Companhia criou, naquela época, novos conceitos em seus empreendimentos, como "roof top" (que é o lazer na cobertura dos edifícios e não no térreo, como na maioria dos empreendimentos).

A partir de 2000 a Tecnisa aperfeiçoou sua política de atendimento ao cliente e de respeito ao consumidor. O resultado de tal política foi o recebimento de diversos prêmios, dentre os quais, o "Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente" o prêmio mais importante concedido às empresas que possuem as melhores práticas de atendimento ao cliente em 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010 (Heptacampeã). Em 2005 a Companhia recebeu, na categoria relacionamento com o cliente, o prêmio Master Imobiliário, que é o prêmio mais importante do setor da construção civil (recebeu mais três prêmios, em 1999, 2004 e 2007, em outras categorias), e o "Folha de Qualidade Imobiliária" em 2003, concedidos pela empresa Padrão Editorial e pelo jornal Folha de São Paulo, respectivamente. Em 2006 a Tecnisa foi biografada no livro "O Brasil que Encanta o Cliente" como a empresa que possui uma das melhores práticas de atendimento ao cliente, ao lado de empresas como Natura, TAM, O Botícario, Laboratórios Fleury, dentre outras empresas de destaque nacional.

Em 2001, a Tecnisa decidiu complementar sua função de agente econômico e iniciou o seu programa de responsabilidade social, com o desenvolvimento de ações sociais diretamente relacionadas com o seu negócio (vide Sustentabilidade).

A Tecnisa foi eleita pelo Guia Exame Você S/A de 2008, pelo segundo ano consecutivo, uma das 150 melhores empresas para você trabalhar, destacando-se pelo alto índice de satisfação e motivação dos funcionários e também pela aprovação de seus líderes. Foi a vencedora na categoria de Construção Civil do Prêmio Padrão de Qualidade em B2B de 2006 e 2007, o mais importante e disputado prêmio de B2B do Brasil, onde grandes empresas são reconhecidas pela implementação das melhores práticas e estratégias em Web e Tecnologia da Informação. O case vencedor da Tecnisa em 2007 foi o Internet Web 2.0 o uso de novas mídias (YouTube, Podcast, Slideshare, Flickr, Blog e SecondLife).

O Top Imobiliário do jornal O Estado de S. Paulo em parceria com a Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), classifica as construtoras, incorporadoras e vendedoras que se destacaram na produção de imóveis residenciais e comerciais. A Tecnisa ganhou esse prêmio em 1997, 1999, 2002, 2007, 2008 e 2009.

Em 2006, a Companhia iniciou os procedimentos necessários para se tornar uma empresa de capital aberto. Em 30 de janeiro de 2007, a Companhia concluiu sua oferta pública inicial de ações no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, com a distribuição pública de 60.869.468 ações ordinárias, inclusive sob a forma de American Depositary Shares, totalizando R$791 milhões, sendo 45.434.789 novas ações de emissão da Companhia e 15.434.679 ações de titularidade do seu acionista controlador.

Em 2009, a Companhia tomou diversas iniciativas visando consolidar sua atuação no Segmento Flex, que culminaram na criação, no primeiro semestre de 2010, da Tecnisa Flex, área dedicada exclusivamente ao desenvolvimento de produtos imobiliários para esse segmento de renda. A Tecnisa Flex conta com uma diretoria própria, equipes de engenheiros e arquitetos dedicados, bem como um plano de negócios cuidadosamente estabelecido, com orçamentos e metas próprias.


Fale com RI

Avenida Brigadeiro Faria Lima, nº 3.477, Bloco B, 5º Andar

CEP: 01452-000

Telefone: +55 11 3708-1162

Email: ri@tecnisa.com.br

© Copyright Tecnisa.
2017 Todos os direitos reservados.