Go to Main Content

Sustentabilidade

A TECNISA tem como um de seus objetivos mitigar os impactos ambientais ocasionados tanto em fase de obra quanto em fase de operação dos edifícios aperfeiçoando periodicamente suas práticas e processos. Para tanto, a companhia desenvolve seus projetos com foco no desempenho do produto, na sua durabilidade e na otimização de custos de operação e manutenção. Um amplo conjunto de ações é desenvolvido nesse sentido para os empreendimentos nas diversas fases de seu ciclo de vida.

 

Grupo de trabalho ESG

Em 2021, a Companhia criou um grupo de trabalho multidisciplinar com pessoas chaves para desenvolvimento e acompanhamento de iniciativas nas frentes ambiental, social e de governança. O grupo tem respaldo do Conselho de Administração e possui entre seus membros diretores da Companhia.

Tratar de sustentabilidade é de suma importância para a TECNISA, pois entendemos que além de colaborar de forma significativa com a sociedade em temas ambientais e sociais, também geramos valor no longo prazo e mitigamos riscos, tornando a Companhia mais atrativa para investimentos.

O grupo tem participado do Programa de Capacitação de Empresas do Setor da Construção, promovida pelo CTE - Centro de Tecnologia de Edificações, consultoria especializada em qualidade, tecnologia, gestão, sustentabilidade e inovação para o setor da construção.

Uso de equipamentos eficientes

>Com o objetivo de minimizar o consumo e otimizar o desempenho energético, o empreendimento Jardim das Perdizes tem, em sua iluminação pública, o uso de lâmpadas LED (cerca de 220 luminárias distribuídas pelo bairro), que apresentam economia potencial de 50% e vida útil 3 vezes superior em relação às lâmpadas tradicionais.

Usina Solar

O consumo de energia elétrica nos canteiros de obras para suprir o banho dos funcionários é bastante significativo. Tal energia provém normalmente da rede elétrica ou do uso de gás natural. Portanto, o uso de alternativas de energia baseadas em fontes renováveis é fundamental para que haja redução dos impactos ambientais do uso da matriz energética convencional. Focada no uso de energia renovável a TECNISA, quando possível, utiliza uma Usina Solar como solução para aquecimento da água dos vestiários.

Energia fotovoltaica

Em relação ao uso de outras fontes de energia, estudos recentes da TECNISA indicam inviabilidade econômica em relação à energia eólica e fotovoltaica, na cidade de São Paulo, em função do elevado período de retorno. Porém, percebe-se uma tendência de queda de custos das placas fotovoltaicas e, em função do aumento provável do custo de energia nos próximos anos, acredita-se que muito em breve, esta tecnologia terá aplicação em alguma escala no mercado da construção e será viável economicamente.

Estações de recarga para veículos híbridos e elétricos

Atenta aos movimentos internacionais, aliando a sua vocação para a inovação à sua preocupação com a matriz energética e com o uso racional da energia elétrica, a TECNISA deu continuidade à prática de lançar empreendimentos com a possibilidade de aquisição de estações de recarga de veículos híbridos e elétricos. O bairro Jardim das Perdizes e empreendimentos como Arruda 168 e Araribá Home Resort, por exemplo, já contam com essa condição, utilizada pioneiramente pela Companhia em 2011, no empreendimento Moai em São Paulo. Essa prática está alinhada ao conceito de SmartGrid, uma realidade em cidades fora do Brasil, e que ajuda a equilibrar as condições de geração, distribuição e consumo de energia elétrica.

Setorização de iluminação no subsolo

A setorização de subsolos é o tratamento dos circuitos de iluminação das áreas de estacionamento para que possam ser comandados individualmente em trechos. Esta setorização, implantada em todas as obras a partir do Jardim das Perdizes, permite que cada trecho seja acionado separadamente, evitando o acionamento de todo o estacionamento, o que traz economia energética para o condomínio.

Uso de equipamentos eficientes

Contribuído para o uso racional da água, todas as unidades do Jardim das Perdizes contam com a instalação de equipamentos que possibilitam o uso mais eficiente da água (economia potencial de 25%), como medição individualizada, arejadores em torneiras, bacias sanitárias com duplo acionamento, além de restritores de vazão em chuveiros.

Captação de água pluviais

Houve uma forte preocupação voltada para a minimização dos impactos no sistema público de captação das águas pluviais em relação à implantação do bairro Jardim das Perdizes. De maneira a minimizar as enchentes, adotou-se uma solução inovadora em que mais de 3 km de tubos perfurados de retenção e infiltração de água pluvial foram instalados no bairro. Este projeto recebeu uma Menção Honrosa no 17º Prêmio CBIC/Falcão Bauer de Inovação tecnológica, em 2010.

Desempenho térmico de coberturas

A TECNISA tem investido em soluções para melhorar o conforto térmico e adotamos como padrão, por exemplo, a instalação de materiais isolantes especiais nas coberturas.

Acústica

A TECNISA, alinhada às mudanças da norma de desempenho e preocupada com o bem estar dos clientes, realiza ensaios e avaliações acústicas nos empreendimentos com foco em qualidade e desenvolvimento de soluções acústicas.

Programa de Gestão de resíduos

Na etapa de construção são executadas diversas ações voltadas à redução do volume dos resíduos gerados, com a correspondente reutilização ou a destinação correta dos materiais. As obras da Companhia realizam a segregação e a destinação conforme a Resolução nº 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Para isto uma equipe corporativa (Departamento de Qualidade e Meio Ambiente) trabalha constantemente no monitoramento dos volumes gerados por obra/período, atuando em canteiros que eventualmente estejam com desvios, além de destacar aqueles com melhor desempenho na segregação e destinação. Com base no trabalho dos anos anteriores esta equipe corporativa gerou indicadores de desempenho para a questão de resíduos, organização e limpeza, por tipologia de obra e fase, como forma de trazer mais objetividade na avaliação dos canteiros que agora competem pelos melhores resultados em termos de desempenho ambiental. A equipe de qualidade e meio ambiente tem a responsabilidade também de homologar e monitorar os transportadores de resíduo e as áreas licenciadas de transbordo e triagem, assegurando a qualidade em todo o processo.

A Gestão de Resíduos do Jardim das Perdizes, por exemplo, garantiu aproximadamente 100% de reutilização de todos os resíduos gerados na fase de implantação do bairro, provenientes da fase de demolição e da fase de execução da infraestrutura, evitando que mais de 16.000 caminhões circulassem pelas ruas da cidade.

Piso elevado

A ocorrência de vazamentos, ou a manutenção da impermeabilização, normalmente exige a quebra do piso externo para a realização dos devidos reparos. Essa produção de entulho pode ser evitada com o uso de piso elevado, que facilita a manutenção, sem a necessidade de demolição do piso externo. Outra vantagem é a redução do consumo de materiais que seriam utilizados na construção do novo revestimento. Nos pisos das áreas comuns externas dos edifícios, a TECNISA tem desenvolvido seus empreendimentos equipados com piso elevado.

Bike sharing

O consumo colaborativo é um conceito abordado pela TECNISA, que busca incentivar o compartilhamento entre as pessoas. Meio ambiente e lazer estão integrados nos empreendimentos da TECNISA e por isso, o Jardim das Perdizes conta com o conceito de Bike Sharing, estações com bicicletas para uso comum dos condomínios. Ou seja, são disponibilizadas bicicletas comunitárias, que podem ser utilizadas por qualquer morador durante um período de tempo e retornada ao mesmo local. Esta mesma bicicleta, após ser devolvida, pode ser utilizada novamente por outro morador. O sistema proporciona algumas vantagens, como a possibilidade de usar uma bicicleta mesmo não possuindo uma, permitir que os moradores possam passear com visitantes, amigos e familiares etc.

Inventário de gases de efeito estufa

O Jardim das Perdizes foi o primeiro bairro brasileiro a ter suas Emissões de Gases de Efeito Estufa - GEE inventariadas, com base na metodologia do programa Brasileiro do GHG Protocol, incluindo também escopo 3 (emissões diretas e indiretas), para o período de execução de sua infraestrutura. Esta iniciativa, além de servir de inspiração para outros empreendimentos-bairro, alimenta o banco de dados da empresa para parametrização de futuros produtos com foco na redução dos impactos ambientais.

LEED

O Jardim das Perdizes, bairro que reúne diversos conceitos de sustentabilidade, tem no seu projeto comercial corporativo, premissas com o objetivo de certificação LEED. Tal certificação, representa elevado ganho ambiental promovendo dentre diversos benefícios, o uso racional de água e energia, gerenciamento de resíduos, uso de materiais sustentáveis, redução de gases do efeito estufa, entre outros. O selo é concedido pelo Green Building Certification Institute - GBCI.

AQUA

O Jardim das Perdizes recebeu a certificação AQUA na categoria bairros. Um bairro com alta qualidade ambiental, um reconhecimento pioneiro e exclusivo no Brasil, apresenta uma série de diferenciais que valorizam e promovem a qualidade de vida das pessoas, aspectos sociais e ambientais do entorno. Para alcançar este nível de excelência foi necessário realizar um planejamento criterioso comprometido com a causa da sustentabilidade, contemplando as fases de aquisição do terreno, projeto e execução das obras do bairro, com base nas melhores práticas de engenharia e de sustentabilidade.

Etiqueta PROCEL edifica em empreendimentos

Proveniente do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) e do Programa Brasileiro de Etiquetagem (INMETRO), a etiqueta PBE Edifica é um reconhecimento da excelência na eficiência energética de edifícios, avaliando fatores como sistemas de aquecimento de água mais eficientes, melhores condições de ventilação e iluminação natural e o uso racional da água.

Isto promove a saúde e o bem-estar dos usuários ao elevar o conforto térmico dos apartamentos, diminuindo o consumo de energia elétrica de aparelhos de ar condicionado e iluminação artificial.

A TECNISA possui mais de 1.200 apartamentos etiquetados com nível máximo (A). Este número representa 90% de todos os apartamentos já etiquetados no Brasil com este nível, o que demonstra a busca da Companhia para atender aos padrões de eficiência energética.

FITWEL

Em reconhecimento ao alto padrão que a empresa se propõe a entregar, a Tecnisa se tornou a primeira construtora e incorporadora do Brasil a ter um empreendimento residencial com a certificação Fitwel.

A Certificação Fitwel, criada e mantida pelo Center for Active Design (CfAD) nos Estados Unidos, está presente em mais de 180 países e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de empreendimentos saudáveis que melhorem a saúde e a produtividade de seus moradores e ocupantes em geral.

Seus critérios de análise são baseados em 7 objetivos. São eles: Impactar positivamente na saúde da comunidade, contribuir para a prática de atividade física, instilar sentimentos de bem-estar, apoiar a equidade social de populações vulneráveis, fornecer opções de alimentos saudáveis, promover a segurança dos ocupantes e reduzir a morbidade e o absenteísmo.

Para mais informações acesse: https://www.tecnisa.com.br/lp/fitwel.

 

Responsabilidade Social

Para a TECNISA, a Responsabilidade Social Empresarial vem motivada pelas carências diagnosticadas na área onde atua e por sua intenção de minimizar o impacto e riscos provenientes de suas operações.A TECNISA apoia programas de Responsabilidade Social promovendo mudanças de base em questões críticas da realidade brasileira, conforme exemplos abaixo:

 

A grande desigualdade presente no Brasil faz com que nem todos tenham as mesmas oportunidades na vida. Hoje ainda existem milhares de cidadãos brasileiros, adultos, que não puderam estudar durante a sua juventude. Porém, grande parte desse contingente, embora impossibilitado por suas circunstâncias pessoais, tem gana para aprender, para contribuir com o desenvolvimento do país e com a melhoria de sua qualidade de vida.

Consciente desse cenário, e principalmente das carências observadas no segmento da construção civil, a TECNISA tem procurado criar oportunidades para o aprimoramento cultural e social de seus funcionários.

O Programa possui duração de 12 meses e são oferecidos aos operários todo o material didático utilizado nas aulas e lanche no horário letivo. No final, os alunos são submetidos a uma prova para a obtenção do certificado de alfabetização reconhecido pelo MEC.

Com o intuito de promover a inclusão social de crianças e jovens com paralisia cerebral na sociedade e mercado de trabalho, há 14 anos a TECNISA apoia a Associação Nosso Sonho.

A Associação Nosso Sonho, alia o tratamento clínico a práticas pedagógicas, utilizando recursos de tecnologia assistiva.

A TECNISA contratou 6 jovens que contribuem para elaboração da Revista A.Nó.S, que hoje está na sua 18º Edição.

No intuito de contribuir com uma melhoria no ensino de base do Brasil, há 6 anos a TECNISA é uma Parceira da Educação. A parceria com a OSCIP visa complementar o contínuo desenvolvimento de nossa educação pública em direção a eficiência e orientação por resultado, formando cidadãos mais qualificados para os desafios do nosso tempo e do futuro.

Há muitos anos a TECNISA enxerga a necessidade de contribuir para que mais crianças e adolescentes tenham o direito de alcançar, dentro do mais avançado padrão científico, toda as chances de cura com qualidade de vida. Com isso, ano a ano, temos um grande e expressivo desempenho no McDia Feliz, aonde todos os ganhos são, integralmente, revertidos para a causa do câncer.

Última Atualização em 29 de Outubro de 2021