Go to Main Content

A TECNISA busca se estabelecer no mercado como a melhor empresa do segmento imobiliário, oferecendo produtos e serviços que perpetuam seu negócio pela rentabilidade, qualidade de entrega, inovação e relacionamento com clientes, colaboradores e investidores. Esse posicionamento, somado aos valores que a Companhia traz em seu DNA assegura a sustentabilidade da Empresa e a valorização da marca TECNISA.

Integridade

INTEGRIDADE

Conduzimos nossos negócios de forma transparente e íntegra, pautados pelos mais altos padrões profissionais. Cumprimos o que prometemos. Erros cometidos serão corrigidos e servirão de aprendizado.

Excelência e Qualidade

EXCELÊNCIA E QUALIDADE

Mantemos nossa obstinação pelas coisas bem feitas e pela busca dos mais altos padrões de qualidade. Desenvolvemos e implantamos padrões de excelência em tudo o que fazemos. Isso está em nosso DNA. Trabalhamos duro para entregar produtos e serviços de alta qualidade e dentro dos prazos acordados. 

Atitude

ATITUDE

Pensamos e agimos como donos do negócio, atentos às oportunidades que aparecem no mercado. Somos comprometidos, persistentes, proativos e tomamos riscos de forma responsável. Agimos com cordialidade e respeito; temos senso de urgência e pontualidade. Lideramos com exemplos.

Resultado

RESULTADO

Somos obstinados pela busca de resultados, pois são eles que garantem o retorno sobre nossos investimentos, a satisfação dos acionistas e a remuneração dos colaboradores. O resultado viabiliza o crescimento, o sucesso e a perenidade do nosso negócio.

Gente

GENTE

Recrutamos, retemos e desenvolvemos os melhores profissionais, que tenham entusiasmo, proatividade e trabalhem duro. Trabalhamos em equipe num ambiente aberto a questionamentos e sugestões, com a autoestima elevada para desenvolver todo o nosso potencial criativo.

Meritocracia

MERITOCRACIA

Recompensamos e proporcionamos oportunidades para que as pessoas cresçam na razão direta de seus resultados, avaliados de forma clara, objetiva e completa.

Os principais elementos da estratégia da Companhia são os seguintes: 

Crescer de forma sustentável, com risco controlado e com foco em São Paulo 

A Companhia acredita que seu crescimento deve ser feito de forma responsável e sustentável, buscando sempre a otimização da sua rentabilidade, dentro de uma gestão criteriosa de risco. 

Sempre reforçando a marca TECNISA, o crescimento da Companhia se dará através de lançamentos no mercado da Região Metropolitana de São Paulo, pautado pela preservação da sua rentabilidade, da qualidade dos seus produtos e do alto padrão de atendimento aos seus clientes. Em linha com seu histórico de lançamentos bem-sucedidos, a estratégia tem sido priorizar a aquisição de terrenos para o desenvolvimento de empreendimento residenciais, de 2 a 4 dormitórios, em bairros consolidados e com boa infraestrutura, onde a Companhia acredita ser mais factível atuar em empreendimentos com VGV entre R$60 milhões e R$140 milhões. 

Monetização de ativos não estratégicos 

A Companhia pretende consolidar sua presença no mercado de São Paulo, mercado que já se provou rentável e no qual a TECNISA detém diferenciais de percepção de qualidade pelos clientes, expertise regulatório e controle da cadeia de valor mais evidentes. Dessa forma, a Companhia busca monetizar ativos (estoque, terrenos ou participação em empreendimentos) localizados em regiões não estratégicas, sendo que os recursos gerados irão reforçar a liquidez e a estrutura de capital da Companhia, bem como parte será reinvestido no crescimento da operação paulista. 

Manter uma estrutura de capital adequada ao crescimento 

A Companhia pretende manter uma estrutura de capital equilibrada para o seu plano de negócios, por meio das seguintes ações: (a) manutenção da dívida corporativa líquida dentro de parâmetros considerados adequados; (b) uso intensivo dos recursos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e outras formas de captação de longo prazo, como securitização de recebíveis; (c) aumento da eficiência operacional, na busca de ciclos operacionais mais ágeis; (d) rigoroso controle dos custos e das despesas; e (e) manutenção de níveis de liquidez adequados às necessidades de capital de giro. A Companhia espera criar valor com uma melhora em sua atual estrutura de capital. 

Eficiência em despesas gerais e administrativas (G&A) 

Dada a estratégia de consolidar suas operações em São Paulo, diversas medidas têm sido tomadas para trazer ganho de eficiência, dentre elas a diminuição de funcionários administrativos, mudança da sede administrativa para um escritório mais reduzido e econômico, fechamento de escritórios regionais e revisão de contratos de prestadores de serviços. Como resultado, em 2020 as despesas gerais e administrativas, ajustadas pela provisão do Plano de Incentivo de Longo Prazo, somaram R$ 59 milhões, redução de 68% ante 2014. A Companhia acredita que, com a estrutura administrativa atual, possui capacidade de lançar um VGV de aproximadamente R$1 bilhão por ano. 

Comprovada capacidade de execução  

A atual plataforma integrada de negócios da Companhia lhe permite conduzir suas operações com eficiência e baixo risco, em busca das melhores oportunidades. Sua capacidade de execução pode ser creditada principalmente aos seguintes fatores: 

  • Modelo integrado de negócios  

Seu modelo integrado de negócios lhe possibilita ter maior previsibilidade, controle e eficiência em suas atividades. Possuímos equipes treinadas e especialmente dedicadas a cada uma das etapas do desenvolvimento imobiliário, incluindo a prospecção e aquisição de terrenos, o desenvolvimento dos projetos, a realização das obras, a venda das unidades e o atendimento a clientes. Como a Companhia constrói e gerencia a maioria dos seus empreendimentos, a Companhia tem maior controle sobre os custos, qualidade e prazos de entrega. Em 31 de dezembro de 2020, a Companhia possui uma equipe própria de vendas, com cerca de 122 corretores, que comercializaram aproximadamente 65% das suas unidades vendidas em 2020. Sua equipe própria de vendas lhe proporciona significativa economia de custos de corretagem e melhoria na qualidade das suas vendas, além de mantê-la mais próxima dos seus clientes e das tendências de mercado. Além disso, suas práticas inovadoras e o uso eficiente das mídias digitais tem resultado em uma significativa redução dos seus custos de marketing sobre as vendas.  

  • Experiência no mercado imobiliário  

A experiência da Companhia de 43 anos de atuação no mercado imobiliário nacional permite que ela tenha maior compreensão das demandas e expectativas do seu mercado consumidor. A Companhia conta com um time de profissionais com notória experiência nos mercados em que atua, liderados pelo seu fundador, que é o atual Presidente do Conselho de Administração. Sua equipe de colaboradores é formada tanto por profissionais que construíram suas carreiras na Companhia, quanto por novos talentos, garantindo uma sólida cultura de tradição e inovação.  

Forte reputação e reconhecimento da marca  

A marca “TECNISA” vem obtendo alto nível de reconhecimento nos últimos anos, refletidos em mais de 50 prêmios, em virtude das práticas inovadoras na construção, vendas, marketing e no relacionamento com clientes da Companhia. Hoje a Companhia é referência nacional no relacionamento com o cliente, o que se traduz na conquista, em 11 edições, do prêmio mais importante na área de relacionamento com o cliente concedido pela revista Consumidor Moderno. A Companhia é também referência nacional e internacional no uso das ferramentas de Internet para aumentar suas vendas e divulgar sua marca. Em 2008, a Companhia obteve o reconhecimento da Google como a melhor empresa do setor imobiliário (real estate) no mundo em links patrocinados. 

Presença em São Paulo, mercado mais dinâmico do país  

Após o IPO, a Companhia expandiu geograficamente sua atuação, por meio da identificação de regiões com grande potencial de mercado e boas oportunidades de negócios. No entanto, mais recentemente, a Companhia optou por concentrar suas operações na Região Metropolitana de São Paulo, mercado mais dinâmico do país, no qual seus diferenciais de expertise e controle da cadeia de valor são mais consolidados. 

Atuação em diversos segmentos de renda 

Não obstante a sua sólida presença e tradição nos segmentos de alta e média-alta renda, com o lançamento da marca TECNISA Flex, em 2009, e da marca Houx, em 2019, a Companhia consolidou a sua atuação nos segmentos de média e média-baixa renda, com empreendimentos com preços de venda atualmente na faixa de R$200 mil a R$400 mil por unidade. Os empreendimentos com as marcas TECNISA Flex e Houx possuem um ciclo operacional mais curto, entre a aquisição do terreno, o lançamento, as vendas, a realização das obras e a entrega das unidades. Em virtude disso, a Companhia acredita que a atuação nesse segmento lhe possibilita reduzir a sua exposição de caixa a cada empreendimento, além de conferir-lhe maior agilidade no reconhecimento contábil das suas receitas com base na evolução financeira da obra, ampliando o seu potencial de crescimento. Além disso, a Companhia conseguiu construir um portfólio de empreendimentos mais equilibrado entre os diversos segmentos de renda, reduzindo a sua exposição a um segmento de renda específico e aos riscos a ele inerentes.  

Gestão financeira eficiente, com resultados consistentes 

Empreendimentos imobiliários costumam possuir ciclos longos e demandam elevado volume de capital. A Companhia entende que sua experiência de sucesso na gestão de capital adquirida ao longo de períodos de intensa instabilidade econômica no país a credencia como uma das empresas mais capacitadas do setor. A Companhia busca rentabilizar cada empreendimento através da combinação de diversas formas de financiamento, controle rigoroso do custo das obras e estratégias de vendas, mantendo sempre o risco corporativo dentro de parâmetros que consideramos adequados e seguros.  

Última Atualização em 1 de Setembro de 2021