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Conselho de Administração

O Conselho de Administração da TECNISA, dentre outras atribuições, é responsável pelo estabelecimento de suas políticas comerciais gerais, por eleger os seus diretores e fiscalizar a gestão destes, bem como é responsável pela escolha e destituição dos auditores independentes da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada conselheiro deve ser eleito pelos titulares das ações ordinárias da Companhia reunidos em Assembleia Geral. De acordo com a mesma lei, o membro do Conselho de Administração está proibido de votar em qualquer assembleia, ou ainda de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais ele tenha um conflito de interesses com o da TECNISA.

Os conselheiros terão mandato unificado de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os acionistas de companhias abertas que detiverem em conjunto ações ordinárias representativas de, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social da TECNISA durante um período de, no mínimo, três meses, têm o direito de eleger em uma votação separada um membro do Conselho de Administração da Companhia.

O Conselho de Administração reúne-se ordinariamente 4 (quatro) vezes por ano, pelo menos 1 (uma) vez a cada trimestre, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho de Administração ou pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião.

De acordo com o Estatuto Social da TECNISA, o Conselho de Administração será composto de, no mínimo 5 (cinco) e, no máximo, 7 (sete)membros, sendo que, destes, ao menos 20% (vinte por cento) deverão ser membros independentes, conforme definição do §2º o art. 16 do Estatuto Social da TECNISA. Além disso, o presidente do Conselho de Administração não poderá também ocupar o cargo de Diretor Presidente da Companhia.

Atualmente, o Conselho de Administração da TECNISA é composto por 5 (cinco) membros, com mandato unificado de dois anos e com direito à reeleição. O Estatuto Social da Companhia não determina idade para aposentadoria compulsória dos seus conselheiros.

Por fim, ressalta-se que o Estatuto da Companhia permite que o Conselho de Administração crie comitês com objetivos definidos para auxiliá-lo.

A tabela a seguir indica o nome, cargo, data de eleição e mandato dos atuais membros do Conselho de Administração da TECNISA acompanhada de uma breve descrição biográfica de cada um dos atuais conselheiros:

Nome Cargo Eleição Mandato
O Sr. Meyer é acionista controlador e membro do Conselho de Administração da Companhia com presença no Conselho desde julho de 2006, tendo atuado como Diretor Presidente de janeiro de 2010 a setembro de 2017. Em 1977, fundou a TECNISA Engenharia e Comércio Ltda., empresa atuante no setor de engenharia e construção civil. É graduado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Participa atualmente do Conselho Deliberativo da Chevra Kadisha (associação responsável pela administração dos cemitérios israelitas de São Paulo), da Unibes Cultural (organização do terceiro setor com foco em ajudar pessoas em vulnerabilidade social), do Hospital Israelita Albert Einstein (sociedade beneficente do setor da saúde); do Conselho Consultivo Eleito do Secovi (sindicato do setor da habitação); além de ser Presidente do Conselho de Administração do Espaço K (organização do terceiro setor com foco na comunidade jovem judaica).
O Sr. Ricardo Leonardos é economista e possui MBA pela NYU-Leonard Stern School of Business em administração de empresas e negócios internacionais. Durante doze anos foi sócio da Brasilpar, empresa de serviços financeiros e administração de investimentos pioneira na atividade de venture capital no Brasil e primeira gestora independente de administração de recursos a atuar no país. Foi CEO da Sul América Investimentos empresa do grupo segurador de mesmo nome e CEO do ING Investment Management, braço de administração de recursos do grupo holandês ING. Foi também CFO da Optiglobe empresa de terceirização de tecnologia do Grupo Votorantim, hoje Tivit. Atualmente é sócio fundador da Symphony empresa de consultoria a negócios familiares no tocante a governança, sucessão, planejamento financeiro e escritório de família. Neste escopo de atuação estruturou e foi CEO do escritório familiar Península da família Diniz por cinco anos. Com mais de 30 anos de experiência em mercado de capitais e investimentos, atuou em operações de fusões e aquisições de empresas, abertura de capital, processos de privatização, administração de carteiras e de fundos de investimentos. Foi membro do conselho de administração de várias companhias e de associações dentre elas Biosev S.A. do grupo Louis Dreyfuss, Banco Sudameris de Investimento, Digitel, ADEVAL - Associação Nacional das Distribuidoras de Valores Mobiliários, e ABVCAP - Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital. Atualmente é membro independente do conselho de administração da Tecnisa S.A., da ASG Holdings (Athena Saúde) e da Associação Umane. Participa também do conselho consultivo das holdings familiares Componente e Jaguari. Possui certificação como conselheiro pelo IBGC-Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e como consultor de empresas familiares pelo Family Firm Institute de Boston. Certificado pela TEL-Aviv University – Coller School of Management em Technology Innovation in Planning Effective Investments in Technology Markets e pela Digital House/SP no Digital Imersion Program. É administrador de carteiras autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários e analista certificado pela APIMEC.
O Sr. Andriei é membro do Conselho de Administração da Companhia desde abril de 2017. Fora do grupo econômico da Companhia, é professor, pesquisador e consultor na área de gestão e manutenção de infraestrutura, análise de projetos de investimentos e finanças corporativas; e professor do programa de pós-graduação FGV Management, atuando na área de Finanças e Métodos Quantitativos nos programas MBA em todo o Brasil. De 2010 a 2015, foi conselheiro de administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. - CELESC (companhia aberta do setor de energia) e, em 2017, foi conselheiro de administração suplente da AES Eletropaulo (companhia aberta do setor de energia), onde integrou o comitê de remuneração e pessoas. O Sr. Andriei é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC, tem experiência nas áreas de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. Também é professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e ganhador do Prêmio Mérito Docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos, nos anos 2009, 2010, 2013 e 2014. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e exterior, coautor dos livros Compliance Estratégico vol. 1 e 2. O Sr. Andriei é ainda conselheiro de administração da Copel/Companhia de Energia do Paraná (desde abril 2021), conselheiro de administração suplente da Klabin S.A. (desde março de 2022).
O Sr. Joseph é Vice-Presidente do Conselho de Administração desde novembro de 2021, tendo ocupado a posição de Diretor Presidente da Companhia de 2017 a 2021, com passagens como Diretor Vice-Presidente e Diretor de Negócios Premium entre 2007 e 2017. É coordenador do Comitê de Pessoas e Conduta. Ingressou na Tecnisa Engenharia em 2002, tendo assumido o cargo de Diretor Adjunto de Novos Negócios em junho de 2006. O Sr. Joseph é graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - USP, tendo cursado em 2012 o programa Owner/President Management (OPM) da Harvard Business School. O Sr. Joseph participa atualmente como Diretor de Relações Comunitárias da Federação Israelita do Estado de São Paulo – FISESP (organização do terceiro setor com foco na comunidade judaica). 
O Sr. Ronaldo é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 2020. Fora do grupo econômico da Companhia, o Sr. Ronaldo é sócio diretor da VKN Investimentos desde 2016, gestora de fundos sediada em Porto Alegre. Foi também sócio fundador da Consenso Investimentos de 2008 a 2016 e atuou como conselheiro da Magnesita Refratários de 2015 a 2018. As sociedades acima indicadas não integram o grupo econômico da Companhia, nem são controladas por acionista da Companhia que detém participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. O Sr. Ronaldo é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), tendo pós-graduação em Finanças e Cálculo Atuarial pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). O Sr. Ronaldo não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades.

A.G.O.: Assembleia Geral Ordinária que aprova as contas do exercício do ano de 2023

Diretoria Executiva

Os Diretores da TECNISA são os seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia, pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração, e por assegurar o cumprimento do Estatuto Social da Companhia.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria da Companhia deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até o máximo de um terço dos membros do Conselho de Administração poderá ser eleito para o cargo de Diretores

O Estatuto Social da TECNISA dispõe que a Diretoria será composta por, no mínimo, 2 (dois) e, no máximo, 13 (treze) Diretores, todos nomeados pelo Conselho de Administração, com a seguinte denominação: Diretor Presidente, Diretor Financeiro, Diretor Vice-Presidente Institucional, Diretor Vice-Presidente de Inovação e Transformação Digital, Diretor de Relação com Investidores, Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Administrativo, Diretor de Novos Negócios, Diretor de Incorporação, Diretor Jurídico e de Compliance, Diretor de Controladoria, e 1 (um) Diretor sem designação específica. Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração com mandato de 2 (dois) anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento.

Atualmente, a Diretoria da TECNISA é formada por 6 (seis) membros, eleitos, em sua maioria, na reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada em 27 de abril de 2022, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária que aprovar as contas relativas ao exercício social a ser encerrado em 31 de dezembro de 2023, sendo permitida reeleição. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os diretores da Companhia deverão ser residentes no País, mas deles não será exigida a qualidade de acionista.

A tabela abaixo indica o nome, cargo, data de eleição e mandato de cada um dos diretores, e é acompanhada de uma breve descrição biográfica de cada um deles:

Nome Cargo Eleição Mandato
O Sr. Fernando Tadeu Perez é formado em administração de empresas, com MBA pelo INSEAD - - European Institute of Business Administration, tendo exercido cargos de Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen América do Sul e de Diretor Executivo de Recursos Humanos do Conglomerado Itaú, com experiência nacional e internacional em fusões e aquisições, mudanças culturais, gestão de pessoas, relações do trabalho e negociações sindicais. Atualmente é sócio da FPerez - Performance pelas Pessoas, consultoria empresarial focada em alavancar a performance das organizações pela mobilização dos colaboradores e exerceu o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia desde 2016.
O Sr. Polito, possui mais de 20 anos de experiência no setor de construção e incorporação imobiliária, tendo atuado nos últimos anos como Diretor Executivo de Engenharia no Brazil Hospitality Group – BHG, Diretor Executivo de Obras e Projetos na Lorenge S.A. e Diretor de Operações na Even Construtora e Incorporadora S.A.. Graduado em Engenharia Civil, o Sr. Polito possui Mestrado e Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, bem como MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e Pós-MBA em Gerenciamento Avançado de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, tendo cursado o Advanced Management Program (AMP) do ISE Business School / IESE Business School.
O Sr. Alexandre é Diretor de Incorporação da Companhia desde maio de 2020, tendo ocupado anteriormente o cargo de Diretor de Negócios de São Paulo desde abril de 2020, quando regressou a TECNISA. O Sr. Alexandre iniciou sua carreira na TECNISA em 2003, desempenhando atividades, nos 11 primeiros anos em que permaneceu na Companhia, nas áreas de Engenharia, Novos Negócios e Incorporação. De 2014 a 2020, ocupou cargos executivos na Rodobens Negócios Imobiliários S.A., relacionados às áreas de Incorporação, Comercial e Engenharia. O Sr. Alexandre é graduado em Engenharia Civil pelo Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), com MBA Executivo com ênfase em Construção pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e MBA Executivo com ênfase em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O Sr. Alexandre não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.
Sr. Flávio ingressou na TECNISA em janeiro de 2017 como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores. Fora do grupo econômico da Companhia, entre 2011 a 2016 atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Rodobens Negócios Imobiliários SA. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro em bancos nacionais e internacionais, tendo passado pelas áreas de investment banking, corporate banking, research, crédito e fusões e aquisições. Trabalhou no Banco Santander, Unibanco e Finasa. Flávio é graduado em Administração de Empresas pela PUC, Comércio Exterior pelo Mackenzie, possui pos graduação em Finanças pelo IBMEC e MBA pela Universidade de Berkeley na California. O Sr. Flávio não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.
O Sr. José Carlos é Diretor Jurídico e de Compliance da Companhia, tendo assumido a Diretoria de Compliance em maio de 2020 e atuando na Diretoria Jurídica desde abril de 2009. Ingressou na Tecnisa Engenharia em julho de 2005, atuando como Gerente Jurídico. Fora do grupo econômico da Companhia, entre dezembro de 1994 e junho de 2005 atuou como advogado sênior nos departamentos jurídicos das empresas Inpar Incorporações e Participações Ltda. (atual Viver S.A., companhia aberta do setor de construção e incorporação imobiliária) e Galli CGN Construtora e Incorporadora Ltda. (empresa do do setor de construção e incorporação imobiliária). O Sr. José Carlos é graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil na Seção de São Paulo (OAB/SP) sob o nº. 106.706, com especialização em Direito Contratual, Societário, Imobiliário e Consumidor. O Sr. José Carlos não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.
O Sr. Renato é Diretor de Novos Negócios da Companhia desde abril de 2020, tendo ocupado anteriormente os cargos de Gerente de Novos Negócios e Gestor do bairro planejado Jardim das Perdizes. O Sr. Renato ingressou na Companhia em 2011, na área de Relação com Investidores, seguido por um job rotation pelas principais áreas da empresa. O Sr. Renato é formado em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper. O Sr. Renato não é membro da administração (conselho de administração, conselho fiscal ou diretoria) de outras sociedades além da Companhia.

A.G.O.: Assembleia Geral Ordinária que aprova as contas do exercício do ano de 2023

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário não permanente que atua de forma independente da administração e dos auditores externos da empresa. A principal responsabilidade do Conselho Fiscal é monitorar as atividades da administração e revisar as demonstrações financeiras da Empresa, relatando suas conclusões aos acionistas. Assim, de acordo com o Estatuto Social da TECNISA, o Conselho Fiscal deverá analisar ao menos trimestralmente as demonstrações financeiras da Companhia.

Na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária realizada em 27 de abril de 2022, houve deliberação pela não instalação do Conselho Fiscal.

 

Última Atualização em 13 de Maio de 2022